segunda-feira, 26 de março de 2018

O que causa a depressão?

A depressão tem muitas causas. Na realidade, é quase sempre causada por uma combinação de fatores. Não existe uma explicação definitiva sobre o motivo de uma pessoa poder vir a sofrer de depressão e outra não. Para cada pessoa há um padrão complexo e individual de fatores que trabalham juntos e que permitem ou evitam que o indivíduo desenvolva a depressão em um determinado momento da vida. 

Algumas vezes é possível identificar o fator desencadeante da depressão. Mas há ocasiões em que a depressão se manifesta sem razão aparente, mesmo para as pessoas cuja vida parece estar indo muito bem. 

Algumas razões para que isso ocorra são: 

Eventos externos da solidão que resulta de dificuldade de relacionamento, aposentadoria, problemas financeiros e legais podem desencadear depressão. A tristeza por causa da morte de um ente querido pode ou não evoluir para depressão. 

Pesquisas têm demonstrado que as características individuais são importantes. É mais provável que se desenvolva depressão se o pai ou a mãe também viveu essa condição. Entretanto, nem todos os que têm história de depressão na família desenvolverão esse transtorno mental. 

Fatores fisiológicos e bioquímicos da depressão parecem ocorrer em conseqüência de um desequilíbrio das substâncias químicas do cérebro, os neurotransmissores. 

Outras condições médicas podem causar sintomas que são muito similares aos da depressão, como os acidentes vasculares cerebrais, as doenças endocrinológicas e alguns medicamentos, por exemplo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário