quarta-feira, 2 de maio de 2018

Prevenção do suicídio infantil

Detectar atitudes suicidas
Detectar e compreender os sinais antes que as crianças realizem seus impulsos é importante ao tomar as medidas necessárias para evitar o suicídio. Os pais e outras pessoas próximas à criança devem prestar atenção ao seu comportamento e atividades, a fim de detectar sinais sugestivos de depressão ou pensamentos suicidas.
Em seguida, observamos uma lista de sintomas que podem ser preocupantes, especialmente se vários deles forem manifestados ao mesmo tempo:- Distúrbio do sono (dormindo muito ou muito pouco)- Perda de apetite e / ou peso- isolamento- Perda de interesse em atividades preferenciais- absenteísmo escolar- agressão física ou psicológica- abuso de álcool ou drogas- Falta de preocupação com aparência e higiene- Correndo riscos desnecessários- Interesse pela morte- Envie mensagens preocupantes pela internet- Notas ruins ou problemas escolares incomuns- Dificuldade em se concentrar- Pensamentos negativos sobre as próprias qualidades e realizaçõesPassos a seguir
Mais importante ainda, a atenção dos membros da família e de pessoal docente, que devem apoiar a criança e não ignorar ou desacreditar seus sentimentos e problemas, especialmente se você está passando por um período estressante ou mudanças profundas em sua vida. Um esforço deve ser feito para gradualmente eliminar pensamentos suicidas ou comportamentos destrutivos.
Os membros da equipe educacional (professores, médicos da escola) devem ser treinados para detectar e responder aos sinais de alerta. Os pais que suspeitam que seu filho tenha pensamentos suicidas podem, na maioria dos países, entrar em contato com linhas de ajuda e aconselhamento ou consultar sites. As próprias crianças podem usar esses serviços se não encontrarem ninguém próximo a eles para conversar sobre seus conflitos.
Se os sintomas revelarem uma situação grave, é importante que a criança seja aconselhada por um médico a determinar se ele sofre de problemas mentais ou comportamentais. Isso deve levar ao tratamento adequado: tratamento psicológico ou psiquiátrico, prescrição de medicamentos e, se necessário, hospitalização.

Um comentário:

  1. Por gentileza, gostaria de receber um e-mail do responsável por este blog. - meu contato: fernandojg,79@gmail.com

    ResponderExcluir