domingo, 31 de maio de 2009

Culpa por não ser feliz

A depressão leva o sujeito a se sentir culpado de não estar tão feliz quanto deveria, observa a antropóloga Miriam Goldenberg, autora do livro De Perto Ninguém é Normal (Editora Record). Para ela, a cultura consumista, em que tudo é facilmente deletável e descartável, agravaria o problema. “Ideias de sofrimento, tristeza e espera aparecem como algo que deve ser evitado. Todos querem consumir prazer, alegria, felicidade, em garrafas, pílulas ou atividades, desde que não tenham de parar para pensar. Não posso parar para pensar e sofrer. Esta é a cultura do nosso tempo, de viver sem parar, sem pensar e sem sofrer”, ressalta.

O indivíduo, segundo a antropóloga, que não segue essa regra, sente-se responsável pelos próprios problemas, além de culpado por ser diferente. “Ele se culpabiliza e, também, é estigmatizado por aqueles que não toleram quem pensa, para e sofre.” Na prática, se alguém está triste, a cobrança social duplicaria a infelicidade.

Presidente do Conselho Regional de Psicologia de Goiás e Tocantins, a psicóloga Heloiza Helena Massanaro lembra que a mídia tem grande responsabilidade na criação de padrões de comportamento, como a felicidade sufocante das famílias dos comerciais de margarina e a euforia das celebridades nas revistas de fofoca.“Às vezes fico vendo aquelas fotos e pensando quem são os analistas dessas pessoas que transbordam alegria o tempo todo. Esses modelos rígidos acabam gerando muito sofrimento”, observa a psicóloga. Sofrimento não só por aquilo que faz as pessoas sofrerem – o luto, o desemprego, uma perda amorosa –, mas sofrimento pela culpa de estar triste em um mundo moldado para a alegria.

2 comentários:

  1. Concordo,me sinto muito culpada por hj nao ser uma pessoa feliz,pois ja tive ela nas maos e joguei fora, acho ke poir isso hj estou assim pois me sinto as piores das mulheres,pois estou passando per essa depressao ke so me intristece e eu propria me despreso por isso...

    ResponderExcluir
  2. talvez uma das causas da minha depressão tenha sido isso tanbém, eu abri mão da minha felicidade para que outras pessoas fossem feliz e no final sofreu todo mundo e eu até hoje me culpo por isso,hoje faço tratamento de depressão tento sais dos medicamentos e não consigo,sofri muito tive crises horriveis,devido minha imunidade ter baixado tanto por falta de me alimentar direito acabei tendo tuberculose,nossa foi uma fase terrivel que passei hoje estou bem melhor graças a Deus e aminha força de vontade estou superando,portanto tenha fé que um dia se Deus quiser vc também vai superar força para nós.rs

    ResponderExcluir